Translate

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sentido de comunidade na pós-modernidade: Perfil Lotado II.

Sendo o homem filho do seu próprio tempo, o que se estabelece nos tempos líquidos deve ser caracterizado como normal? Em certa medida sim! É normal alguém criar quantos perfis queira e seja possível no Facebook.

No entanto, pensando no homem como um ser para a morte, no dizer de Heidegger, e, por assim dizer, em essência, carente da presença, uma presença com Rosto, no dizer de Lévinas, ao pensamos as relações comunitárias em Tempos Líquidos, nos deparamos com o sentido de comunidade caracterizado pelo já, e este já não mais pela imagem da água na sua liquidez, um já na imagem de vapores, na sua dispersão. O Perfil Lotado I, Perfil Lotado II, Perfil Lotado III, e assim ad infinitum, traduz bem a realidade do fenômeno.

Em que sentido, este fenômeno se reflete sobre o contexto da vida comunitária cristã? A olho nu é provável que a dinâmica se repita da mesma forma, considerando-se contexto. Portanto, onde se lê Perfil Lotado I, II, III e assim por diante, leia-se: igreja Lotada I, II, III e assim por diante. Onde o espírito do fenômeno no contexto das redes sociais se reverbera, não como luz, mas como névoa, no contexto religioso. Há um “clicar”, um “add” em portas que se abrem, bancos, cadeiras, horários, campanhas, tardes das maravilhas, cultos da vitória, isto e aquilo aos montes. Estão lotados: bancos, cadeiras, desconhecidos, indiferentes entre si. São igrejas lotadas de meros adicionamentos da religiosidade líquida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário